Intel elimina Optane em meio a cortes de custos

Optane serviu como um cache entre SSDs e memória. Por mais rápidos que sejam os SSDs, eles não são páreo para as velocidades da DRAM e se tornaram um gargalo de desempenho. A Optane tinha a persistência de armazenamento do flash NAND com quase a velocidade da DRAM padrão. (Relacionado: Para o armazenamento corporativo, a memória persistente veio para ficar)

Embora o Optane tenha sido tecnicamente um aumento no desempenho, nenhum concorrente da Intel o utilizou. Nenhum dos concorrentes queria usar uma tecnologia que enriquecesse a Intel. A Intel passou por uma experiência semelhante há 20 anos, quando escolheu a RDRAM da Rambus em vez da memória DDR padrão do setor. A Intel usou a RDRAM durante toda uma geração de PCs e ninguém mais usou, então a Intel migrou rapidamente para a memória DDR com a próxima geração de processadores.

“Ninguém quer depender de uma única empresa para uma tecnologia, especialmente uma commodity como a memória”, disse Jim McGregor, analista principal da Tirias Research. “Se o senhor tiver que depender de um fornecedor para uma tecnologia e esse fornecedor falhar, o senhor está perdido. Se o senhor não puder obtê-la de várias fontes, é uma declaração condenatória para a tecnologia.”