Jim McGregor, principal analista da Tirias Research, disse que não está surpreso com essa notícia. “Há um ano, as fundições disseram aos clientes [they] precisavam investir dinheiro em capacidade ou enfrentariam uma prioridade menor e/ou preços mais altos”, disse ele.
Espera-se que o aumento seja generalizado, desde os processadores de baixo custo até os de alto custo. Os processadores de servidor realmente sentirão o impacto desse aumento de 20%, caso ele se concretize. Os processadores Xeon Scalable variam de US$ 2.000 a US$ 8.000. Imagine um aumento de 20% no preço por chip. Agora, multiplique esse valor por dois, já que a maioria dos servidores tem soquete duplo, e depois multiplique esse valor pelo número de centenas de servidores que estão sendo comprados de uma só vez.
É por isso que os provedores de serviços em nuvem serão particularmente afetados, pois tendem a comprar servidores na casa das dezenas de milhares. Mas, seja no AWS ou em sua própria implantação interna, é melhor acreditar que os fornecedores de servidores repassarão os custos para o usuário.
O único fator potencialmente redentor, de acordo com McGregor, é que todos os grandes OEMs de servidores têm contratos profundos com a Intel e outros fabricantes de chips. Embora os fabricantes de chips geralmente tenham preços listados, eles não se aplicam aos OEMs de nível 1 porque eles têm os acordos de volume. Mas isso não significa que o impacto será zero, apenas um impacto menor para a HPE e similares, enquanto os OEMs menores provavelmente sofrerão um impacto maior.
McGregor acrescentou que acredita que a escassez é causada por uma série de eventos, desde a mão de obra até o transporte, a escassez de suprimentos essenciais e as paralisações mais recentes na China. “Há restrições em toda a cadeia de suprimentos e de valor, e não há nada que o senhor possa fazer a respeito”, disse ele.