Intel e Nvidia lançam novas iniciativas de processadores de rede

FlexRAN: Novas otimizações na arquitetura de referência de software da Intel incluem pipeline de banda média de entrada múltipla e saída múltipla (MIMO) para aumentar a largura de banda e suporte para comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC).

Intel vRAN Dedicated Accelerator ACC100: uma solução de aceleração de baixo consumo de energia e baixo custo para implantações vRAN descarrega e acelera a correção de erros de encaminhamento com uso intensivo de computação da CPU, liberando assim a CPU para trabalhos computacionais.

A Intel também está preparando processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração otimizados para rede, com o codinome “Ice Lake-SP”, projetados para casos de uso de infraestrutura que exigem maior desempenho por watt, incluindo núcleo sem fio, acesso sem fio e cargas de trabalho de borda de rede e dispositivos de segurança. Esses Xeons serão lançados no final do ano.

A Intel também está trabalhando em uma nova geração de processadores Intel Xeon D, com o codinome “Ice Lake-D”, para ambientes de borda menos sensíveis ao desempenho e com restrições de formato, e oferecerá níveis mais altos de integração, como IP de rede incorporado, segundo a empresa. A Intel espera começar a enviar esses processadores aos clientes em meados de 2021.

Planos de DPU da Nvidia

Como se não tivesse sido notícia suficiente ultimamente, a Nvidia deu início à sua Conferência de Tecnologia de GPU (GTC) com uma série de anúncios sobre gráficos e IA, mas houve alguns centro de dados-e a empresa apresentou uma atualização sobre sua iniciativa de unidade de processamento de dados (DPU).

A Nvidia herdou uma linha de controladores de rede de alto desempenho baseados em Arm, chamada BlueField, quando comprou a Mellanox no início deste ano. A empresa disse que seus controladores introduzem o conceito de “arquitetura de infraestrutura de data center em um chip”, ou DOCA, uma mistura de núcleos de processador Arm, tecnologia ConnectX-6 SmartNIC e, em alguns casos, a arquitetura de GPU de data center da Nvidia.