Intel e fornecedores de hardware trabalhando em uma placa de rede de alto desempenho

A Intel anunciou uma colaboração com a Inspur, Ruijie Networks e Silicom Connectivity Solutions para projetar e desenvolver novas unidades de processamento de infraestrutura (IPU) usando CPU e FPGA.

A IPU – que a Intel chama de unidade de processamento de dados (DPU) – é um dispositivo de rede programável projetado para descarregar da CPU as tarefas de processamento de rede, como virtualização de armazenamento, virtualização de rede e segurança. Isso reduz a sobrecarga e libera a CPU para se concentrar em suas principais funções de processamento de dados. Eles estão se tornando uma verdadeira setor em crescimento, com vários produtos no mercado da Nvidia, Marvell, Fungible e Xilinx.

A Intel já apresentou uma IPU, com o codinome Mount Evans, e está avançando para um produto de próxima geração chamado Oak Springs Canyon ou, oficialmente, C6000X. Ele tem um processador Xeon D e um FPGA Intel Agilex para lidar com a rede com lógica programável personalizada. Ambos os processadores têm 16 GB de memória DDR4.