Para uma GPU, o Falcon Shores fará uma grande quantidade de processamento não gráfico. Ele será compatível com a comutação Ethernet e o modelo de programação CXL.
Atualização do supercomputador Aurora
O supercomputador mais rápido do mundo continua sendo o Frontier, uma fera totalmente AMD no Laboratório Nacional Oak Ridge do Departamento de Energia, no Tennessee. Mas a Intel vem em segundo lugar com o Aurora, que também está em uma instalação do DOE, e o Aurora ainda não foi concluído.
Quando atingir sua capacidade total, o supercomputador Aurora, na Argonne Leadership Computing Facility, utilizará 21.248 CPUs Xeon Max e 60.000 GPUs Xeon Max, o que o tornará a maior implementação de GPU conhecida no mundo.
A Intel ainda não divulgou nenhum benchmark formal, mas revelou um teste. A Intel e a Argonne realizaram um projeto de IA generativa com um modelo de IA fundamental GPT-3 LLM de 1 trilhão de parâmetros para a ciência. Para comparação, o ChatGPT 3.5 usa 175 bilhões de parâmetros.
Devido à enorme quantidade de memória usada na GPU Max, o Aurora pode executar o modelo com apenas 64 nós. O Argonne National Laboratory executou quatro instâncias do modelo em paralelo em um total de 256 nós. O LLM é uma GPT científica; os modelos são treinados em textos científicos, códigos e conjuntos de dados científicos em escalas de mais de 1 trilhão de parâmetros de diversos domínios científicos, de acordo com a Intel.