Intel anuncia novos processadores para data center e muito mais

Arquitetura Ice Lake de 10 nm da Intel

A maior novidade foi que a Intel exibiu a arquitetura Ice Lake de 10 nm, que se baseia em uma microarquitetura totalmente nova e finalmente atinge a fabricação de 10 nm. Há anos a Intel vem sendo impedida de chegar aos 10nm. A empresa espera lançar processadores Ice Lake para desktops e notebooks no final deste ano, e os processadores para servidores serão lançados em 2020.

A arquitetura Ice Lake é chamada Sunny Cove, que promete uma melhoria significativa no desempenho em relação à atual geração de processadores Skylake por meio de um conjunto de alterações que são extremamente complexas de explicar, e não quero perder tempo com isso. Basta dizer que todas as alterações significam que o processador pode executar códigos com muito mais profundidade e amplitude do que o Skylake. Ele também tem correções para o Spectre v2 exploit. O Spectre v1 já foi corrigido nos produtos que estão sendo enviados.

Novo chip de IA

A Intel também anunciou uma nova classe de processador de IA chamado Nervana NNP-1, que significa processador de rede neural e está sendo posicionado como uma alternativa à IA baseada em GPU. As GPUs, principalmente da Nvidia, são muito populares para o processamento de IA devido ao seu design maciçamente paralelo, mas a desvantagem é o enorme consumo de energia – geralmente 300 watts ou mais por chip.