A IBM e a Nvidia aprimoraram ainda mais seu relacionamento de hardware com o anúncio de uma nova solução de IA pronta para uso que combina o armazenamento de arquivos de escala horizontal IBM Spectrum Scale com o servidor de IA baseado em GPU da Nvidia.
O nome é bem abrangente: IBM SpectrumAI com Nvidia DGX. Ele combina o Spectrum Scale, um sistema de armazenamento baseado em Flash de alto desempenho, com o servidor DGX-1 da Nvidiaque foi projetado especificamente para IA. Além dos núcleos regulares de GPU, o processador V100 vem com chips especiais de IA chamados Tensor Cores otimizados para executar cargas de trabalho de aprendizado de máquina. A caixa vem com um rack de nove servidores Nvidia DGX-1, com um total de 72 GPUs Nvidia V100 Tensor Core.
Armazenamento é a chave para o sucesso da IA
A caixa aborda um elemento negligenciado para o sucesso da IA, que é o armazenamento. Reconhece-se que, para que a IA funcione, são necessárias grandes quantidades de dados, e as GPUs assumiram a liderança no processamento de IA devido ao seu enorme paralelismo.