IA é parcialmente responsável pelo aumento nos custos do data center

“Os preços continuam a aumentar em todos os setores. Vagas baixas e opções limitadas criaram um mercado favorável ao proprietário e, com a demanda superando a oferta, as taxas solicitadas continuam a subir. Os preços aumentaram 15% em média, ano após ano”, afirmou o relatório.

Os provedores de nuvem continuam a consumir a maior parte da capacidade na América do Norte. A IA e o aprendizado de máquina também continuam a impulsionar a atividade nos mercados dos EUA e do Canadá, embora o impacto total desses setores em rápido crescimento ainda não tenha sido observado, observou o relatório.

Os submercados dentro dos principais mercados continuarão a crescer a partir de usuários de hiperescala e operadores de data center, prevê o DatacenterHawk. Os data centers corporativos mais antigos serão alvos de empresas de IA que precisam de energia de ponte rapidamente, proporcionando um ambiente que lhes permita crescer mais com o tempo.

Resultado positivo para a Cyxtera

A Cyxtera estava enfrentando um futuro incerto em junho passado quando declarou falência, mas agora há um plano para o provedor de data center. A Brookfield Infrastructure Partners e seus parceiros institucionais anunciaram que irão adquirir substancialmente todos os ativos da Cyxtera por US$ 775 milhões.

O acordo com a Brookfield deve ser fechado no primeiro trimestre de 2024.

A Brookfield comprará de vários proprietários os imóveis nos quais estão localizados sete dos data centers da Cyxtera nos EUA. Isso inclui um acordo com a Digital Realty Trust, uma gigante no mundo dos data centers, para que a Brookfield adquira os imóveis que suportam vários dos data centers da Cyxtera nos EUA.