Huawei apresenta switch de data center orientado por IA

O novo chip de servidor ARM da Huawei

Os novos switches vêm após o recente lançamento pela Huawei do que ela chama de processador de servidor ARM de mais alto desempenho do setor, o Kunpeng 920 de 64 núcleos, que estará nos servidores TaiShan da empresa. A Huawei já possui os chips Kirin baseados em ARM para smartphones e os processadores Ascend para IA industrial.

O Kunpeng 920 tem oito canais de DDR4, uma melhoria de 46% em relação aos modelos TaiShan mais antigos, e interfaces PCIe 4.0 e CCIX, fornecendo 640 Gbps de largura de banda total. Além disso, a velocidade de slot único é duas vezes maior do que a oferta atual, melhorando efetivamente o desempenho do armazenamento e de vários aceleradores.

A Huawei disse que o Kunpeng será implantado principalmente para big data, armazenamento distribuído, aplicativos baseados em ARM e serviços em nuvem, embora também possa ser usado em coisas como IoT alimentada por ARM e dispositivos de borda. A Huawei tem três servidores TaiShan alimentados pelo Kunpeng 920: um voltado para o armazenamento, outro para a alta densidade e um terceiro voltado para o equilíbrio de ambos os requisitos.