Curiosamente, as séries F e G suportam conexões Fibre Channel e SCSI, mas não NVMe over fabric, que é o verdadeiro divisor de águas para o armazenamento de alto desempenho. Todos os outros fornecedores de armazenamento estão se esforçando para declarar que seus produtos suportam NVMe over fabric, mas ainda não há notícias da Hitachi.
O sistema operacional SVOS também foi atualizado com novas operações baseadas em IA e suporte a contêineres. Ele tem integração de nuvem e contêineres, o que dá suporte a novas cargas de trabalho. A empresa apresentou o Hitachi Infrastructure Analytics Advisor (HIAA), o chamado “cérebro” alimentado por IA, para fornecer análise das otimizações de seu data center em máquinas virtuais, servidores, redes e armazenamento. Ele usa o aprendizado de máquina para otimizar, solucionar problemas e prever com mais eficiência as necessidades do data center.
HPE atualiza sua linha de armazenamento Nimble
Já cobrimos as notícias da HPE em um artigo separado, portanto, serei breve aqui. A HPE deu à sua linha de armazenamento Nimble uma atualização significativa e uma consolidação da linha de produtos, semelhante à Hitachi. A Nimble está um degrau abaixo dos arrays de armazenamento 3PAR e XP, top de linha da empresa, mas está recebendo alguns recursos do 3PAR.
A Nimble se divide em três linhas de produtos: a linha da série AF de array totalmente flash, uma série de produtos híbridos disco-flash HF e a linha Secondary Flash (SF). A linha AF passa de cinco para quatro produtos com upgrades de capacidade e suporte para memória de classe de armazenamento (SCM) e interconexões NVMe-over-Fabric.
A SCM é um tipo de memória híbrida que se encaixa em algum lugar entre flash e DRAM. Ela não é tão rápida quanto a DRAM, mas tem um desempenho de leitura e gravação muito maior do que um SSD. É uma memória projetada desde o início para melhorar o desempenho do armazenamento. A 3PAR já a tinha, agora a Nimble a tem.
Os arrays HF, com uma exceção, agora suportam deduplicação em linha de tamanho de bloco variável, o que, segundo a HPE, os torna “os arrays híbridos mais eficientes do setor por uma ampla margem”.