Google Cloud lança serviço de armazenamento a frio do Archive

Com o Archive, o Google destaca alguns diferenciais em relação à concorrência e às suas próprias ofertas de arquivamento. Primeiro, o Google promete que não haverá atraso na recuperação de dados, alegando latência de milissegundos. O AWS pode levar minutos ou horas. Embora o Archive custe um pouco mais do que o AWS e o Azure – US$ 1,23 por terabyte por mês, em comparação com US$ 1 por terabyte por mês para o AWS e o Azure – isso se deve, em parte, à cobrança mais longa de uma taxa de exclusão antecipada. O Google oferece 365 dias, em comparação com os 180 dias do AWS e do Azure.

“Ter opções flexíveis de armazenamento permite que o senhor otimize o custo total de propriedade e, ao mesmo tempo, atenda às suas necessidades de negócios”. escreveu Geoffrey Noer, gerente de produtos de armazenamento do Google Cloud, em uma postagem de blog anunciando a disponibilidade do serviço. “No Google Cloud, acreditamos que o senhor deve ter uma gama de opções de armazenamento simples que lhe permitam acessar seus dados de forma mais segura e confiável quando e onde precisar, sem gargalos de desempenho ou atrasos para seus usuários.”

O Archive é um serviço de armazenar e esquecer, em que o senhor mantém os dados apenas porque é necessário. De acordo com o Google, a substituição de fitas e o arquivamento de dados de acordo com os requisitos regulamentares de retenção são dois dos casos de uso mais comuns. Outros exemplos incluem backups de longo prazo e cópias originais de vídeos e imagens.