O conteúdo do Enterprise Networking Planet e as recomendações de produtos são editorialmente independentes. Podemos ganhar dinheiro quando o senhor clica em links para nossos parceiros. Saiba mais.
Essa rede de recursos humanos e materiais que compõe a cadeia de suprimentos exige um gerenciamento cuidadoso, dados em tempo real e até mesmo recursos preditivos para lidar com as complexidades do comércio moderno.
A nuvem vem ganhando popularidade em todos os setores nos últimos anos. Em termos gerais, a computação em nuvem oferece mobilidade e análise de dados, geralmente usando servidores remotos em vez de infraestrutura computacional no local.
O que é gerenciamento da cadeia de suprimentos na nuvem?
O gerenciamento da cadeia de suprimentos na nuvem engloba as ferramentas, as infraestruturas e os processos que permitem que as pessoas supervisionem a movimentação de mercadorias confiando em ofertas de computação na nuvem em vez de equipamentos locais. Isso permite que elas insiram e acessem esses dados de qualquer lugar e forneçam redundância com backups na nuvem, o que significa que os dados da cadeia de suprimentos estão sempre disponíveis, atualizados e protegidos contra perda, dano ou roubo.
No entanto, os tomadores de decisão das empresas geralmente não optam por produtos em nuvem para gerenciar suas cadeias de suprimentos. Eles querem evidências de um retorno sobre o investimento (ROI) antes de aumentar os orçamentos para mais serviços em nuvem.
As 3 principais configurações de serviços em nuvem que dão suporte às cadeias de suprimentos
As configurações de nuvem para profissionais da cadeia de suprimentos geralmente são de três tipos:
- Software como serviço (SaaS) são hospedadas e distribuídas por provedores terceirizados. Os clientes podem acessá-las sem fazer alterações na infraestrutura. As atualizações e a manutenção do software também ocorrem automaticamente em segundo plano.
- Infraestrutura como serviço (IaaS) é outro modelo de negócios por meio do qual as empresas de logística e cadeia de suprimentos adotam tecnologias de análise de dados e gerenciamento de dados baseados em nuvem. Essa infraestrutura pode incluir sensores de Internet das Coisas (IoT), máquinas virtuais, tecnologia de rede e infraestrutura de gerenciamento de energia.
- Plataforma como serviço (PasS) é útil nos casos em que os desenvolvedores de aplicativos precisam de um ambiente de desenvolvimento estável e baseado em nuvem para testar os serviços em nuvem e, principalmente, para testá-los quanto à compatibilidade cruzada com produtos existentes e interfaces de programação de aplicativos (APIs). Isso é útil no gerenciamento da cadeia de suprimentos, em que os parceiros podem usar uma panóplia de produtos de vários fornecedores.
Independentemente de quais fluxos de trabalho de gerenciamento e planejamento empresarial as empresas selecionem para operar em ambientes de nuvem, essas atividades podem ocorrer em nuvens privadas ou públicas. Uma combinação dessas opções é conhecida como modelo de nuvem híbrida.
7 casos de uso da computação em nuvem na cadeia de suprimentos
Os profissionais da cadeia de suprimentos têm vários motivos para se envolver com a computação em nuvem para dar suporte às necessidades comerciais atuais e futuras. Aqui estão sete dos casos de uso mais comuns.
1. Gerenciamento de logística
A manutenção de uma cadeia de suprimentos ágil e eficaz exige um forte domínio da eficiência logística. Embora os seres humanos já tenham gerenciado cada detalhe discreto da logística, a computação em nuvem e a análise de big data agora oferecem várias oportunidades para simplificar ou automatizar algumas das tarefas logísticas mais importantes da cadeia de suprimentos.
Aqui estão apenas alguns dos recursos de gerenciamento relacionados à logística fornecidos pelos dados e pela computação em nuvem:
- Gerenciar a movimentação e a alocação de caminhões e outros veículos.
- Sequenciar e priorizar novos pedidos.
- Geração ou atualização automática de rotas de fornecimento ou expedição para eliminar atrasos.
- Preenchimento automático de documentos de conformidade, faturas, recibos e muito mais.
A implementação de tecnologias em nuvem permite que vários departamentos e partes interessadas comparem e combinem dados para criar fluxos de trabalho mais sinérgicos e colaborar com mais eficiência.
2. Automatização do gerenciamento de inventário
O gerenciamento de estoques se torna muito mais simples quando as pessoas encontram maneiras de automatizar algumas das tarefas que consomem mais tempo. As ferramentas de nuvem tornam isso possível. Alguém pode configurar uma interface para reordenar automaticamente um produto quando ele atingir um nível de estoque específico. Outra possibilidade é vincular produtos em nuvem a sensores conectados para que o senhor possa ver a localização exata dos pacotes em trânsito.
A automação do gerenciamento de estoque é particularmente útil durante períodos de alta demanda, como a temporada de férias. É compreensível que os clientes fiquem chateados se fizerem compras on-line ou chegarem às lojas e descobrirem que os produtos estão fora de estoque. A automação dos processos de gerenciamento de estoque existentes pode reduzir significativamente esses casos, tornando as empresas mais receptivas às necessidades dos clientes.
3. Fazer planos e previsões futuras
Prever e fazer previsões sobre o que o futuro reserva é uma das funções mais importantes do gerenciamento da cadeia de suprimentos. A capacidade de antecipar as vendas futuras permite alterar os processos e dimensionar os departamentos para garantir que a oferta corresponda à demanda.
A computação em nuvem é essencial para o planejamento empresarial e a previsão logística eficazes. A nuvem coleta e organiza dados de fontes diferentes para criar uma consciência mais completa das situações atuais e futuras. Essas fontes podem incluir:
- Canais de atendimento ao cliente.
- Portais de vendas on-line.
- Locais de varejo.
- Fornecedores de atacado.
Com a nuvem unificando esses fluxos de dados, os profissionais de logística podem se envolver em análises profundas e fazer previsões precisas para o futuro com base nas tendências atuais.
A análise de dados baseada na nuvem é a razão pela qual grandes empresas farmacêuticas, como a Bayer, conseguem manter medicamentos essenciais e sazonais em estoque de forma confiável em todo o país durante o ano todo. As tecnologias certas podem fornecer vários meses de dados de previsão e predição para se manter à frente de picos sazonais e até mesmo de mudanças imprevisíveis nos padrões de demanda local.
4. Melhorar a aquisição e o sourcing
As interrupções na cadeia de suprimentos podem causar queda nos lucros em mais de 107%, o que torna necessário evitar ativamente essas circunstâncias. Os gerentes da cadeia de suprimentos devem começar diversificando suas estratégias de aquisição e sourcing. As ferramentas de computação em nuvem podem ajudá-los a rastrear comunicações, contratos e outras informações.
Algumas empresas precisam manter relacionamentos com centenas ou milhares de fornecedores de produtos acabados ou matérias-primas. A computação em nuvem fornece os meios para digitalizar os processos de sourcing e procurement. Os possíveis benefícios incluem:
- Facilita a comunicação mais rápida entre os parceiros.
- Fornece uma única fonte de verdade para eliminar erros e compras desnecessárias.
- Oferece o potencial de automatizar as trocas de fornecedores com base nos suprimentos atuais.
- Gera automaticamente faturas, documentos de custódia e bancos de dados para conformidade com a rastreabilidade.
Muitas ferramentas de nuvem também rastreiam as despesas, ajudando os profissionais da cadeia de suprimentos a verificar se o que estão pagando por produtos brutos específicos está dentro das taxas de mercado. As ferramentas de nuvem também podem eliminar muitos gargalos administrativos que atrasam o processo de aquisição. Além disso, um usuário pode contar com elas para obter informações detalhadas sobre quais produtos são provenientes de determinadas regiões globais, incentivando a expansão das redes de fornecedores.
Acessibilidade é o nome do jogo aqui: acessibilidade, por meio da nuvem, de toda a documentação e coleta contínua de dados que contribuem para um ecossistema harmonioso da cadeia de suprimentos. A coordenação e o financiamento da cadeia de suprimentos podem ser complexos, e algumas empresas podem precisar da velocidade, da eficiência e da organização que a nuvem oferece para permitir o factoring reverso e outros tipos de opções de financiamento que aumentam o fluxo de caixa.
5. Gerenciar a manutenção e as quebras de equipamentos
Um dos tipos de produtos de IaaS mais populares envolve a automação de tarefas de manutenção.
As quebras de caminhões de entrega, linhas de montagem ou outros ativos críticos podem causar problemas de longo alcance na cadeia de suprimentos. As plataformas de nuvem podem minimizar esses problemas.
A computação em nuvem oferece às empresas da cadeia de suprimentos a capacidade de unir sua infraestrutura física em um painel de manutenção baseado em nuvem. Isso inclui sistemas de construção, mecanismos de manuseio de materiais, como transportadores e paleteiras, e sistemas de energia ou água.
As plataformas de manutenção em nuvem que utilizam sensores de hardware e inteligência de software monitoram constantemente os ativos mecânicos em busca de vazamentos, quedas de pressão e anomalias de temperatura ou vibração, economizando milhões de dólares por ano para os fabricantes.
Há muitos exemplos – na fabricação de tubos e pneus, no setor químico e em toda a cadeia de suprimentos – de adotantes de tecnologia que aumentam o ROI de suas máquinas. Essa é uma vantagem importante, dado o seu custo. Um benefício adicional: a eliminação de defeitos de produtos resultantes de equipamentos defeituosos ou com falhas.
6. Ampliação das oportunidades de colaboração
Um dos motivos pelos quais a computação em nuvem ganhou popularidade inicialmente é que ela permite que as pessoas trabalhem juntas e façam as coisas com mais eficiência, apesar das fronteiras geográficas. Da mesma forma, essas ferramentas oferecem suporte a ambientes de trabalho remotos e híbridos.
Um estudo de 2022 com líderes da cadeia de suprimentos revelou que 62% estavam alocando recursos para comunicação e ferramentas de políticas para cultivar relacionamentos presenciais e remotos. É fácil imaginar como os fluxos de trabalho melhoram quando as pessoas podem ver instantaneamente as estatísticas da cadeia de suprimentos, a localização das remessas e outros detalhes de onde quer que estejam.
7. Suporte à visibilidade em vários locais
Os líderes precisam comparar o desempenho entre os locais e identificar possíveis problemas com antecedência à medida que as cadeias de suprimentos modernas aumentam. As ferramentas de nuvem possibilitam esse objetivo, dando às partes autorizadas acesso em tempo real para ver se armazéns ou fornecedores específicos atendem aos principais indicadores de desempenho.
Os gerentes podem até mesmo obter imagens de câmeras, o que os ajuda a determinar se os funcionários de instalações específicas se envolvem regularmente em comportamentos de risco que poderiam atrair a atenção dos órgãos reguladores. Obter informações a qualquer momento reduz significativamente as chances de os problemas saírem do controle antes que os líderes possam resolvê-los.
Vantagens do gerenciamento da cadeia de suprimentos na nuvem
As soluções de gerenciamento da cadeia de suprimentos na nuvem estão sendo amplamente adotadas por um motivo – ou melhor, por vários motivos, incluindo escalabilidade, sustentabilidade e eficiência de custos.
Escalabilidade é uma das principais vantagens de operar uma cadeia de suprimentos na nuvem. A natureza elástica da nuvem significa que o senhor pode trabalhar com um provedor e aumentar ou diminuir o uso de recursos conforme necessário, permanecendo flexível à medida que as condições do mercado mudam.
O uso da nuvem para executar uma cadeia de suprimentos também pode apoiar a sustentabilidade metas. De acordo com um pesquisa realizada em 2022 com executivos da cadeia de suprimentosos entrevistados classificaram a sustentabilidade como seu terceiro maior desafio para moldar os próximos anos. Além disso, 56% disseram que já estavam trabalhando com soluções de nuvem híbrida. A análise de nuvem pode mostrar onde as empresas estão indo bem na busca de operações sustentáveis e onde os esforços são insuficientes.
As pessoas também podem esperar obter ganhos relacionados a custos eficiências ao investir em computação em nuvem. Esses benefícios geralmente ocorrem porque os provedores acomodam muitas necessidades dos clientes em segundo plano, eliminando a necessidade de os clientes fazerem atualizações no local.
Desvantagens do gerenciamento da cadeia de suprimentos na nuvem
As ferramentas da cadeia de suprimentos baseadas na nuvem também têm algumas desvantagens potenciais. Muitos usuários experimentam uma curva de aprendizado, principalmente se nunca tiverem usado. Oferecer às pessoas tempo suficiente para que conheçam um programa minimiza os desafios.
Redução da segurança cibernética é outra possibilidade associada às ferramentas de nuvem, mas somente se elas não estiverem devidamente protegidas. Os criminosos cibernéticos geralmente planejam ataques estrategicamente para causar o máximo de interrupções. A nuvem poderia fornecer a eles os pontos de entrada necessários. As equipes de TI da empresa devem seguir as estruturas de segurança cibernética que as ajudam a criar práticas recomendadas. Uma plataforma de nuvem bem gerenciada é, em última análise, mais segura do que um banco de dados tradicional.
Por fim, os clientes de nuvem podem perceber que é mais difícil do que o esperado encontrar soluções com todos os seus recursos essenciais. Isso é mais provável se uma empresa já depende de outros produtos de tecnologia, o que significa que os líderes da cadeia de suprimentos precisam encontrar opções compatíveis. A criação de uma lista de recursos obrigatórios ajudará as organizações a restringir suas escolhas.
Conclusão: Por que adotar a nuvem na cadeia de suprimentos?
Há um motivo pelo qual a IaaS e a PaaS estão crescendo em ritmo acelerado: essa família de tecnologias tem o potencial de agregar valor significativo a qualquer organização da cadeia de suprimentos. CEOs, CTOs e empresários interessados desfrutam da automação, da inteligência em tempo real, da escalabilidade, da velocidade e da eficiência de recursos que a computação em nuvem oferece.
Quando está em sua melhor forma, a nuvem é uma ferramenta que permite que os seres humanos dediquem seu tempo ao trabalho criativo e inovador, em vez de cuidar de processos mundanos e repetitivos. Com a nuvem, as empresas da cadeia de suprimentos e outras podem criar algo melhor e oferecer o melhor serviço possível.
Conheça alguns dos melhores provedores e plataformas de serviços em nuvem para ajudá-lo a escolher a mais adequada às suas necessidades de gerenciamento da cadeia de suprimentos.