Gelsinger, da Intel, prevê que a escassez de chips se estenderá até 2024

Embora existam várias empresas de fabricação de chips na extremidade inferior das linhas de produtos, a empresa holandesa ASML Holdings é a única capaz de fabricar a tecnologia Extreme Ultraviolet (EUV), que é usada para fabricar chips abaixo de 10 nm. E a ASML disse recentemente que só poderia atender a 60% dos pedidos de ferramentas de fabricação de chips este ano.

“A demanda que estamos vendo atualmente vem de muitos lugares na indústria”, disse o CEO da ASML, Peter Wennink, durante uma chamada de lucros com analistas há duas semanas. “Ela é muito ampla. Nós subestimamos significativamente a amplitude da demanda. Acho que isso não vai desaparecer”.

A ASML não constrói muitas fábricas de EUV. Sua lista de clientes para EUV pode ser contada com uma mão – Intel, TSMC e Samsung. Mas essas fábricas de EUV são monstruosas. O prédio tem o tamanho de um estádio de futebol, enquanto o equipamento de fabricação dentro dele tem o tamanho de uma casa. Não se trata de uma fabricação trivial, e há um motivo pelo qual as fábricas levam de dois a quatro anos para serem construídas.