E os grandes hiperescaladores também começaram a construir seus próprios backbones de fibra para conectar seus data centers, que são do tamanho de shoppings e precisam movimentar quantidades imensas de dados. O Facebook apresentou recentemente o Fabric Aggregator, equipamento de rede personalizado que foi criado por necessidade, pois seu tráfego ultrapassou o que o hardware da Cisco podia suportar.
Prós e contras
Minha opinião sobre isso é um pouco confusa. Por um lado, é positivo que o Facebook esteja monetizando o excesso de capacidade. Afinal, foi assim que nasceu a Amazon Web Services (AWS). A Amazon tinha toda essa capacidade ociosa que havia comprado e instalado para o Natal, então fez um pequeno experimento alugando sua capacidade excedente. O EC2 e o S3 nasceram, e o resto é história.
Por outro lado, esse setor é lendário por construir demais e ficar com excesso de estoque. Os fabricantes de GPUs estão sentados em uma tonelada de placas de vídeo no momento por causa da corrida louca por placas para criptomineração. Bem, o mercado de criptomoedas entrou em colapso e, de repente, as pessoas não estão mais comprando uma dúzia de GPUs top de linha. E adivinhe quem ficou com o estoque?