Estudo: Os aplicativos migram rapidamente para a nuvem, mas os dados nem tanto

Embora a nuvem pública continue a crescer às custas dos data centers locais, nem tudo que é transferido para a nuvem permanece lá. Alguns dados voltam, por uma série de razões. E, embora os aplicativos estejam sendo transferidos para a nuvem em ritmo acelerado, os dados não estão.

Essas são as conclusões de um relatório recente da 451 Research encomendado pela Schneider Electric, intitulado “Customer Insight: Future-Proofing Your Colocation Business”. Ele conclui, por exemplo, que a metragem quadrada operacional global que hospeda a infraestrutura de nuvem crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16% de 2017 a 2020, enquanto a quantidade de capacidade do data center corporativo local cairá quatro pontos percentuais, de 77% para 73% no mesmo período.

Se o senhor pensar bem, isso não é uma grande queda, o que indicaria que os rumores sobre o fim do data center local são muito exagerados. Isso significaria que muitas cargas de trabalho estão permanecendo no local, enquanto outras migram para a nuvem e, em alguns casos, as cargas de trabalho voltam para o local.