NVM Express 1.3 adiciona novos recursos de virtualização e fluxos, além de um recurso para apagar dados de uma unidade de estado sólido. Ele também inclui compatibilidade com barramentos de última geração, incluindo o PCI Express 4.0, lançado no início deste mês. Espera-se que essa especificação dobre a largura de banda disponível para 16 Gb/s. Espera-se que esteja disponível a partir do próximo ano.
NVMe é um padrão popular em armazenamento de data center
A especificação NVM Express 1.3 é a primeira atualização completa e significativa desde novembro de 2014 e, nesse período, o NVMe se tornou um padrão popular no armazenamento de data center. Portanto, o grupo se concentrou nas áreas mais importantes do hardware do data center, como o acesso a volumes de dados extremamente grandes. Ele também incorpora os recursos existentes de outras interfaces e protocolos de armazenamento, como eMMC e ATA.
Por exemplo, o conjunto de recursos Sanitize vem das unidades SATA e SAS e é um meio de apagar a unidade com segurança, garantindo que os dados do usuário sejam removidos não apenas da unidade, mas também de todos os caches e do buffer de memória do controlador. O comando Sanitize também permite que comandos específicos destruam dados, como operações de apagamento de blocos, substituição ou destruição da chave de criptografia.