Como o Linux passou a dominar a supercomputação?

“Por sua vez, a Microsoft mirou na HPC por alguns anos, mas não colocou muita lenha na flecha, por assim dizer”, disse Conway. “Eles não estavam sozinhos. Na época, não parecia que o mercado de HPC seria tão grande quanto se tornou. Essa era a época pré-cluster, em sua maior parte. Até a década de 90, o mercado de HPC valia US$ 2 bilhões, com tudo incluído. No ano passado, foi de US$ 22 bilhões”.

A NASA ajuda a HPC a decolar

O que fez a HPC decolar? A NASA, cujo trabalho é explorar o espaço, fez um avanço incrível na Terra. Em meados da década de 1990, uma equipe de programadores criou uma maneira de agrupar servidores baseados em x86 para obter poder de processamento coletivo como uma alternativa barata aos caros sistemas de HPC proprietários da época. Chamado de Beowulf, ele não estava vinculado a um sistema operacional específico, qualquer sistema operacional gratuito e de código aberto serviria. Mas os inventores usaram o Linux, e isso deu início ao impulso.

“O que realmente impulsionou o Linux, mais do que qualquer outra coisa, foi a chegada do cluster por volta do ano 2000”, disse Conway. “Foi quando os clusters realmente entraram no mercado de HPC e o apelo era a tecnologia de commodities, incluindo o Linux. Durante a década, o mercado de HPC cresceu a uma taxa composta de 20%.”