Com o Tableau, a Salesforce, rei do SaaS, se torna uma empresa de nuvem híbrida

“Para mim, a aquisição da Tableau pela Salesforce não é tanto uma questão de entrar no mercado local, mas sim uma realidade do mundo em que vivemos. A Salesforce precisava de uma ferramenta de análise sólida que fosse muito além de sua capacidade atual. O Tableau era essa ferramenta”, disse ele.

A Salesforce também entende que precisa entender melhor os clientes e as informações de dados que orientam as decisões dos clientes. Esses dados estão tanto no local quanto na nuvem, observou Crawford. Eles estão no Salesforce, em outras soluções e em uma infinidade de planilhas do Excel espalhadas pelos sistemas dos funcionários. O Tableau ultrapassa as fronteiras híbridas e oferece uma maneira direta de visualizar os dados.

A Salesforce tinha recursos de análise como parte de sua plataforma SaaS, mas eles eram voltados para sua própria plataforma, enquanto todos usam o Tableau e o Tableau oferece suporte a todos os tipos de análise.

“Há uma enorme sobreposição entre os clientes do Tableau e os clientes da Salesforce”, disse Crawford. “Os dados estão em toda parte na empresa, não apenas na Salesforce. A Salesforce faz um ótimo trabalho com seus próprios dados, mas o Tableau faz um ótimo trabalho com dados de vários lugares porque não está vinculado a uma única plataforma. Assim, o Tableau abre a possibilidade de conhecer a origem dos dados e as informações que o senhor obtém a partir deles.”

Crawford disse que, depois que o negócio for concluído e a Tableau estiver sob o controle de alguns bolsos mais fundos, a organização poderá inovar mais rapidamente ou fazer coisas que não conseguia fazer antes. No entanto, isso não indica que a Tableau esteja enfrentando dificuldades. Ela obteve US$ 1,16 bilhão em receita em 2018.

Crawford também espera que a Salesforce incentive o Tableau a abrir novas possibilidades de informações sobre os clientes, desbloqueando os dados dos clientes dentro e fora da Salesforce. Um desafio para as duas empresas é manter essa neutralidade para que não percam a capacidade de usar o Tableau para atividades não centradas no cliente.