“É claro que gostaríamos de vê-las mais baixas, mas a realidade inevitável do negócio de armazenamento em nuvem é que as unidades falham. Ao longo dos anos, observamos uma grande variedade de taxas de falha em diferentes fabricantes, modelos e tamanhos de unidades. Se o senhor não estiver preparado para isso, falhará. Como parte de nossa preparação, usamos os dados estatísticos de nossas unidades como um dos muitos insumos para entender nosso ambiente, de modo que possamos nos ajustar quando e como for necessário”, escreveu Andy Klein, principal contador de histórias de armazenamento em nuvem da Backblaze, em um sobre as estatísticas de unidade trimestrais mais recentes. “Então, estamos preocupados com o aumento das taxas de falha de drives? Não, mas também não somos arrogantes. Continuaremos a monitorar nossos sistemas, tomaremos medidas quando necessário e compartilharemos o que pudermos com os senhores ao longo do caminho.”
Considerando que a idade média das unidades da Backblaze é superior a 60 meses, parece que sua vida útil é a melhor possível. Cinco anos é um desempenho muito bom para um disco rígido, especialmente para um disco que é lido em sua maior parte e gravado muito pouco.
Mas eu gostaria de compartilhar outra observação que pode estar relacionada.
Tenho notado uma tendência entre os amadores e construtores de sistemas que dizem que os hardwares mais novos estão falhando relativamente rápido. Um construtor de sistemas me disse que notou uma queda na qualidade, com uma taxa de falha anormalmente alta de todos os componentes. O que o deixou intrigado é que o equipamento não estava falhando imediatamente; em vez disso, estava falhando após um ou dois anos de uso. Normalmente, o hardware falha imediatamente ou dura sua vida útil normal, a menos que ocorra algum tipo de evento traumático, como uma oscilação de energia.
O construtor do sistema teorizou que a qualidade havia caído durante a pandemia de Covid e os problemas relacionados à cadeia de suprimentos, e que o equipamento que está falhando agora pode ter sido construído por volta de 2021, o auge da pandemia.
É claro que um jogador que está construindo um PC é diferente de um provedor de armazenamento em nuvem, mas ambos estão usando unidades fabricadas no mesmo local. Será que existe um lote de discos rígidos que foi fabricado há cerca de dois anos? Se for esse o caso, talvez todas as unidades que iriam falhar tenham falhado. Será interessante ver se o AFR da Backblaze voltará ao normal no próximo trimestre.