Mas John Dinsdale, analista-chefe da Synergy, disse que não se preocupe, pois as empresas de private equity que estão adquirindo data centers pretendem aumentá-los. “Esse é um negócio fortemente orientado para a infraestrutura, em que o que o senhor pode retirar está diretamente relacionado ao que o senhor coloca. Muitos desses investidores em ações estão procurando construir algo em vez de rapidamente trocar os ativos”, disse ele por e-mail.
Ele acrescentou: “Nesses tipos de negócios, não há muita mão de obra, sede ou despesas gerais para serem retiradas.” O que é verdade. Os data centers têm poucos funcionários. Há alguns anos, foi notícia nacional que o data center de US$ 1 bilhão da Apple na zona rural da Carolina do Norte teria apenas criaria 50 empregos. Isso é verdade para a maioria dos data centers.
Pelo menos um grande participante, a Digital Realty Trust, foi formada em 2004 depois que a empresa de capital privado GI Partners comprou 21 data centers de uma falência. A DRT cresceu para 214 centros nos EUA e na Europa.
Portanto, nesse caso, uma empresa de private equity que compra seu provedor de data center pode ser uma coisa boa.