Uma nova startup saiu do modo furtivo com um projeto que converge a conectividade 5G e a computação de IA em um sistema em um chip (SoC) destinado a redes de borda. Fundada em 2018, EdgeQ foi lançada por ex-executivos da Broadcom, Intel e Qualcomm e acumulou US$ 51 milhões em financiamento.
O SoC AI-5G da EdgeQ é voltado para redes sem fio privadas 5G para a Internet das Coisas Industrial (IIoT). A EdgeQ afirma que seu chip permitirá que as empresas dos setores de manufatura, energia, automotivo, telecomunicações e outros setores verticais aproveitem a rede privada para aplicativos inovadores, serviços inteligentes e novos modelos de negócios.
“Estamos evoluindo rapidamente de uma economia de smartphones para uma constelação de dispositivos inteligentes de borda”, disse Vinay Ravuri, CEO e fundador da EdgeQ, em um comunicado. “Isso causará uma enorme ruptura no paradigma atual, em que as abordagens de função fixa existentes são inadequadas para atender à escala, à velocidade e à amplitude das novas conexões finais.”