A Vapor IO, uma startup de tecnologia de data center com sede em Austin, está lançando um negócio de colocação bastante interessante, oferecendo capacidade de data center alugada em torres de rede celular. O argumento da empresa é que ela deve oferecer recursos de computação e rede juntos para obter o máximo de computação de ponta.
O serviço, chamado Project Volutus, inclui tudo, desde a seleção do local até o espaço do rack, energia, conectividade, software de gerenciamento de infraestrutura e suporte remoto. A empresa acredita que a necessidade de capacidade de computação de borda aumentará à medida que coisas como IoT, carros conectados e autônomos, realidade aumentada e virtual e 5G sem fio chegarem ao mercado e começarem a ser dimensionadas.
A empresa observa que alguns provedores de colocação de data center começaram a rotular seus data centers regionais e metropolitanos e pontos de interconexão como “servidores de borda”, mas eles não são. Sua conexão com a rede sem fio é feita por meio de vários saltos, escritórios centrais e lagos de dados. A empresa afirma que seu True Cloud Edge faz conexão cruzada direta com a rede sem fio com um salto a partir da interface de sinal de rádio para obter latência mínima.