Uma solução para os problemas de desempenho da rede: SDN
A Accenture descobriu que a maioria das empresas disse redes definidas por software (SDN) foram a solução para os desafios de largura de banda e desempenho, com 77% dos entrevistados informando que estavam em processo de implantação de SDN ou que já haviam concluído a implantação. O relatório qualificou isso, observando que, embora a SDN possa estar em vigor em partes da organização, nem sempre é implementada de maneira uniforme em toda a empresa.
Agora, embora pareça que ninguém tem orçamento suficiente para todas as suas ambições de TI, 31% dos entrevistados descrevem o financiamento de melhorias na rede como “fácil” e dentro do controle da equipe de infraestrutura de rede, sendo que os CIOs/CTOs são muito mais propensos a relatar o processo de financiamento como “fácil” (40%), em comparação com seus subordinados diretos (13%) ou diretores e vice-presidentes de infraestrutura/rede (19%).
Dizendo que “as redes legadas por si só não podem suportar a inovação e o desempenho exigidos na era digital”, o relatório pede a adoção de novas tecnologias, sem mencionar o nome SDN. O relatório também pede uma maior colaboração entre a suíte C e seus subordinados diretos, pois ficou claro que havia uma desconexão entre a visão dos dois lados.
“Acreditamos que um novo paradigma de rede é necessário para garantir que as redes atendam às necessidades comerciais atuais e futuras. Entretanto, embora haja sinais de progresso, o ritmo da mudança é lento. As empresas precisam realizar um trabalho significativo antes de obter uma capacidade empresarial unificada e padronizada que ofereça a largura de banda, o desempenho e a segurança necessários para atender às necessidades comerciais de hoje e de amanhã”, concluiu o relatório.