O grande crescimento veio de fornecedores sem marca que vendem para provedores de nuvem e hiperescaladores. A Inspur aumentou 77%, e a categoria ODM Direct, que inclui fornecedores como Supermicro e Wiwynn, que vendem quase exclusivamente para hiperescaladores como Amazon e Google, aumentou 63,4%.
“Certamente vemos áreas de redução de gastos, mas isso foi compensado por investimentos feitos por grandes criadores de nuvens e empresas que buscam soluções que atendam às necessidades de infraestrutura em constante mudança causadas pela pandemia global”, disse Paul Maguranis, analista sênior de pesquisa da IDC para plataformas e tecnologias de infraestrutura, em um comunicado.
A receita gerada pelo grupo de fabricantes de design original (ODM) que vendem diretamente para data centers em hiperescala cresceu 64,1% em relação ao ano anterior, para US$ 7,0 bilhões no 2T20, enquanto os fornecedores corporativos tiveram quedas. As vendas da Dell Technologies caíram 10,7% ano a ano, a HPE caiu 15% e a NetApp caiu 10,4%. A IBM, novamente impulsionada pelas vendas de mainframe, aumentou 12,6%, e a Huawei saltou 47,6%, embora esteja bem atrás da Dell e da HPE em termos de dólares.