No entanto, a IBM tem uma solução para isso. As novas unidades também apresentam o novo Open Recommended Access Order (oRAO) da IBM, um acelerador de recuperação de dados que reduz o tempo de busca dos aplicativos para recuperar dados das fitas. O oRAO pode ser usado com dados compactados e não compactados, e a IBM afirma que ele pode reduzir esses tempos de acesso em 73%.
A IBM está posicionando a fita como uma solução para questões de segurança, especialmente ransomware. A unidade de fita IBM LTO-9 de altura total foi projetada para suportar nativamente a criptografia de dados, com recursos essenciais de criptografia e descriptografia de hardware armazenados na própria unidade de fita para reduzir o risco de corrupção de dados devido a vírus ou sabotagem.
A IBM também está divulgando os benefícios de custo da fita, dizendo que ela custa US$ 0,0059/GB por mês, ou US$ 5,89/TB. Uma biblioteca de fitas baseada em LTO-9 pode armazenar até 39 PB de dados compactados em uma biblioteca de fitas de 10 pés quadrados com cartuchos de fita LTO-9 Ultrium.