Há algum tempo, existe uma tendência de deixar o hardware implementado por um período mais longo. Antigamente, os servidores eram renovados a cada três ou quatro anos. Agora, a vida útil típica dos servidores em um CSP de nível um é de seis anos, enquanto os provedores de nível dois relatam uma vida útil de até 10 anos, de acordo com a Omdia.
Há outros fatores que estão provocando uma desaceleração nas vendas de hardware de servidor. A Omdia cita os ventos contrários macroeconômicos, bem como o aumento do custo e o acesso restrito ao capital, como fatores que alimentam as trocas de investimento. E diz que a maioria das organizações já otimizou suas operações para um modelo híbrido de capex/opex, misturando uma combinação de computação local com serviços em nuvem.
As empresas estão adotando a estratégia de menor risco de usar serviços em nuvem para atender às necessidades de computação no curto prazo, enquanto avaliam cuidadosamente a demanda de longo prazo, diz a Omdia. Isso significa menos vendas de hardware no local e mais adoção de serviços em nuvem.
A IA pode se pagar rapidamente
A Omdia também descobriu que os investimentos em IA estão se pagando muito rapidamente por meio do aumento da receita da linha superior, da redução dos custos da linha inferior e da melhoria da eficiência e da experiência do cliente.
As implementações de IA são relativamente novas, mas já estão causando impacto. Aproximadamente 54% dos entrevistados disseram que estão medindo atualmente resultados positivos de 1% ou mais, e 14% estão vendo ROI de 11% ou mais, dependendo da categoria.
E é importante observar que a Omdia realizou sua pesquisa com 369 empresas em fevereiro de 2023, ou seja, bem antes que qualquer projeto de IA generativa pudesse ter tido algum impacto. Portanto, sua pesquisa está medindo as primeiras implementações de IA.