Isso é possível graças ao design do 5G, que usa plataformas abertas e nativas da nuvem. A HPE observa que as gerações anteriores de redes celulares dependiam de sistemas proprietários e integrados de um pequeno número de fornecedores estabelecidos. Esse produto tem como alvo o monopólio que a Huawei, a Nokia e a Ericsson tiveram no mercado de hardware sem fio até agora.
A pilha de núcleo 5G da HPE é uma pilha de software de rede de núcleo 5G pronta para uso, com todos os recursos, que oferece fatiamento de largura de banda, interfuncionamento com tecnologias de rede de geração anterior e automação de ponta a ponta. Ela foi projetada para ser nativa da nuvem e inclui funções de rede em contêineres sem estado (CNF) da HPE e de parceiros, um ambiente de dados compartilhados (SDE), uma arquitetura comum de plataforma como serviço (PaaS), gerenciamento e orquestração de ponta a ponta (MANO) e uma estrutura de automação. Tudo isso é pré-integrado em equipamentos de infraestrutura como serviço (IaaS) de nível de operadora.
“A abertura é essencial para a natureza evolutiva do 5G. Com redes multigeracionais, em que os serviços fornecidos em 3G, 4G, 5G, Wi-Fi e redes de borda serão comuns, os provedores de serviços precisam reduzir os custos operacionais e manter-se abertos a várias redes e tecnologias, evitando ficar presos a uma abordagem de um único fornecedor”, diz Phil Mottram, vice-presidente e gerente geral da HPE Communications and Media Solutions em um comunicado.