A Fujitsu fornece um supercomputador exascale que o senhor poderá comprar em breve

A Fujitsu entregou todos os componentes necessários para um supercomputador no Japão que deve quebrar a barreira do exaFLOP quando entrar em operação no próximo ano, e essa entrega significa que a mesma classe de hardware estará disponível em breve para clientes corporativos.

O supercomputador, chamado Fugaku, está sendo montado e colocado on-line agora no RIKEN Center for Computational Science. A instalação da máquina de mais de 400 racks começou em dezembro de 2019, e a operação completa está programada para o ano fiscal de 2021, de acordo com um porta-voz da Fujitsu.

Ao todo, o Fugaku terá um total de 158.976 processadores, cada um com 48 núcleos a 2,2 GHz. O desempenho do supercomputador parcialmente implantado já é meio exaFLOP de desempenho de ponto flutuante de precisão dupla de 64 bits e parece ser o primeiro a chegar a um exaFLOP completo. A Intel afirma que seu supercomputador Aurora, que está sendo construído para o Laboratório Nacional Argonne do Departamento de Energia em Chicago, será entregue até 2021 e também quebrará a barreira do exaFLOP.