A falha no processador da Intel é um pesadelo para a virtualização

Isso só pode ser corrigido com uma nova arquitetura das CPUs. O tempo que isso pode levar está aberto a debate. Jim McGregor, da Tirias Research, disse que uma correção de design poderia acrescentar de seis a nove meses ao roteiro da Intel, enquanto Nathan Brookwood, da Insight64, diz que de dois a quatro anos. A Intel foi informada em junho passado, mas não está claro se foi capaz de instituir mudanças nos chips em seu roteiro de 2018.

Normalmente, o kernel do sistema operacional e os aplicativos compartilham o espaço de endereço na memória para otimizar o desempenho quando o aplicativo faz chamadas ao sistema operacional. Eles precisam trocar as tabelas de páginas sempre que um aplicativo chama o kernel e retorna dados. A solução é impedir que um aplicativo compartilhe o espaço de memória do kernel. Isso adicionará muita sobrecarga a cada chamada do sistema operacional. A correção significa que o kernel precisa ser carregado na memória e o aplicativo descarregado, e vice-versa.

A pior parte é que isso precisa acontecer sempre que houver uma interrupção. O que causa uma interrupção? Bem, vamos começar com E/S, como uma leitura ou gravação em disco ou conexões de rede. Agora, em vez de manter o kernel do sistema operacional e o aplicativo na memória, as CPUs carregarão e descarregarão um ou outro. Isso ocorrerá na velocidade da CPU, ou seja, excepcionalmente rápido, mas ainda assim afetará o desempenho.