A história do software por trás do Stratix é tão importante quanto o hardware, se não mais. Há uma camada de software na parte superior da placa para simplificar o desenvolvimento que, na opinião da Intel, permite que a empresa conquiste novos mercados e desenvolvedores de software.
“No passado, o projeto de FPGA exigia um conjunto de habilidades específicas. O senhor precisava saber codificar como codificar para FPGA. Para entrar em novos mercados de data center, precisávamos implementar um novo design de software. Aqui, os desenvolvedores não precisam conhecer o FPGA; eles podem chamar funções do driver e aproveitar o poder do FPGA”, disse Gomez.
Além disso, há suporte à reconfiguração na pilha de software, portanto, se o senhor quiser executar uma carga de trabalho diferente na placa, poderá fazê-lo por meio da pilha. O senhor não precisa reprogramar o FPGA, que é uma arte bastante esotérica.
Storefront para cargas de trabalho de FPGA também planejada
Quando o Stratix for lançado no próximo ano, a Intel lançará uma loja de aplicativos chamada Storefront para cargas de trabalho FPGA. Ela incluirá códigos específicos para acelerar bancos de dados financeiros, genômicos e SQL. Basta fazer o download da configuração e instalá-la, e seu FPGA será reprogramado para essa tarefa específica.
A Intel também disponibilizará as configurações na nuvem, de modo que o senhor poderá carregar uma configuração e executá-la em seu código de amostra na nuvem da Intel para avaliar o desempenho. Se o senhor gostar da demonstração, poderá baixá-la de lá e executá-la no local.
Um FPGA inédito: suporte para VMware vSphere
A Intel também está preparando o suporte ao VMware vSphere para transmitir os drivers para o kernel do Linux, o que marcaria a primeira vez que um FPGA oferece suporte a uma importante estrutura de virtualização. Os clientes poderão aproveitar o desempenho nativo da FPGA em seu ambiente virtual, e isso tornará a aceleração da FPGA nativa do sistema operacional, de modo que os administradores não precisarão programar seus ambientes virtualizados para ver o acelerador.