Esse data center atingiu uma eficácia de uso de energia (PUE) de 1,01, absolutamente inédita em resfriamento. Isso significa que praticamente toda a energia consumida pelo data center foi destinada à alimentação dos servidores e quase nenhuma foi destinada ao resfriamento. O método de evaporação/condensação significa que não há bombas ou ventiladores.
A Allied Control foi adquirida pela Bitfury em 2015 e as empresas implementaram em conjunto mais de 160MW de data centers resfriados por imersão de duas fases, incluindo suas unidades DataTank especialmente projetadas que operam em densidades de até 252kW por rack de 48U. Um rack de 48U refrigerado a ar teria sorte se atingisse 10kW. Portanto, o senhor está falando de uma incrível densidade de potência e nenhum ruído, pois não são necessários ventiladores.
A tecnologia LiquidStack permite pelo menos 21 vezes mais rejeição de calor por rack de TI em comparação com o resfriamento a ar, sem consumo de água para rejeição de calor externo. Esse método de resfriamento resulta em uma redução de 41% na energia usada para resfriamento e em uma redução de até 60% no espaço em branco usado para a infraestrutura de computação.
O LiquidStack tem pelo menos um aliado poderoso. A Microsoft está experimentando o DataTank como uma opção para dar suporte a densidades de energia mais altas em sua operação de computação em nuvem do Azure, e a Wiwynn é uma pequena participante do mercado de hiperscaler.
Embora os hiperescaladores e o HPC sejam seus principais alvos, a LiquidStack está inicialmente visando entidades menores, oferecendo produtos para computação de ponta e implementações de infraestrutura sem fio 5G com gabinetes menores para dar suporte a micro data centers.