A diferença é que o Cloud Flex é mais voltado para o financiamento direto de hardware, enquanto o VMware Cloud on Dell EMC (rapaz, isso é um bocado) é muito mais uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) com a VMware gerenciando todos os aspectos dos sistemas locais, de modo que os clientes obtêm preços de assinatura da VMware para serviços, incluindo serviços de borda e de data center usando o hardware VxRail.
A VMware cuidará do gerenciamento no lado do software por meio de algo chamado plano de controle, enquanto a Dell fará o suporte ao hardware. O plano de controle fornecerá aos administradores visibilidade e gerenciamento de todos os sistemas locais, incluindo o monitoramento da integridade de seus racks, o rastreamento das etapas que os engenheiros da VMware tomam para resolver problemas de serviço e a aplicação automática de patches e upgrade de sistemas de ponta a ponta.
O hardware pode ser enviado para qualquer lugar do mundo – seja para o data center da empresa, para uma instalação de colocation ou para um local remoto/periférico – com um engenheiro da Dell para ajudar na instalação. O serviço está atualmente disponível em testes beta, com lançamento nos EUA previsto para o segundo semestre de 2019.