O que ele percebeu foi que, por causa da placa-mãe e de todas as suas portas, como USB e E/S, muita energia era desperdiçada nos recursos da placa-mãe. A Kaleo, agora Bamboo, redesenhou toda a placa-mãe, na qual itens como E/S e memória são agrupados, de modo que dobrar o número de processadores não exige dobrar as placas-mãe.
Isso significa uma infraestrutura compartilhada com pooling de recursos que não são da CPU e NVMe para aumentar a escala do armazenamento. Uma caixa 3U pode acomodar até 192 servidores de oito núcleos, 42 SSDs U.2 e 192 unidades SATA 6 conectadas diretamente.
“O conceito de placa-mãe não existe mais. Em vez disso, o senhor coloca a infraestrutura para dar suporte aos processadores. Construímos clusters de máquinas em placas em que a infraestrutura é compartilhada entre os elementos do processador”, disse ele.
O resultado, segundo ele, é que o sistema Bamboo pode fornecer a mesma quantidade de tráfego da Web em 10 vezes menos espaço de servidor por 5 vezes menos energia. “Um rack de nosso material equivale a 10 racks da concorrência”, disse Goodacre.
A Bamboo diz que anunciará mais detalhes no início de janeiro.