A aquisição da Bitfusion pela VMware pode ser um divisor de águas para a computação em GPU

Em uma ação discreta que passou despercebida por muitos de nós, na semana passada a VMware adquiriu uma startup chamada Bitfusion, que fabrica software de virtualização para computação acelerada. Ele melhora o desempenho das máquinas virtuais transferindo o processamento para chips aceleradores, como GPUs, FPGAs ou outros ASICs personalizados.

A Bitfusion oferece compartilhamento de recursos de GPU entre cargas de trabalho de computação de GPU isoladas, permitindo que as cargas de trabalho sejam compartilhadas na rede do cliente. Dessa forma, as cargas de trabalho não ficam vinculadas a um servidor físico, mas são compartilhadas como um pool de recursos e, se várias GPUs forem utilizadas, o desempenho aumenta naturalmente.

“De muitas maneiras, a Bitfusion oferece para a aceleração de hardware o que a VMware ofereceu para o cenário de computação há vários anos. O Bitfusion também se alinha bem com a visão ‘Any Cloud, Any App, Any Device’ da VMware, com sua capacidade de trabalhar em estruturas, nuvens, redes e formatos de IA, como máquinas virtuais e contêineres”, disse Krish Prasad, vice-presidente sênior e gerente geral da Unidade de Negócios de Plataforma de Nuvem da VMware, em um comunicado. publicação no blog anunciando o acordo.