Ninguém nunca disse que Pat Gelsinger era tímido. Um mês depois de assumir o cargo de CEO da Intel, ele anunciou um plano ambicioso para levar adiante os esforços de fabricação de chips da Intel, em vez de desistir deles.
Os pessimistas e analistas vinham dizendo que a Intel deveria se desfazer de seu negócio de fabricação, de modo semelhante ao que a AMD fez há mais de uma década, quando transformou suas fábricas no que se tornou a GlobalFoundries. As fábricas da Intel haviam ficado para trás em relação à tecnologia de ponta e, enquanto a fundição TSMC estava produzindo chips de 7 nm para a AMD, a Intel estava lutando para chegar aos 10 nm.
Bem, que se dane isso, disse Gelsinger (OK, talvez não). Em vez de cindir o negócio de fundição, a Intel o está criando como uma unidade separada dentro da empresa, chamada Intel Foundry Services, com suas próprias demonstrações de lucros e perdas, como as outras divisões da Intel. Portanto, além de fabricar chips da Intel, a Intel Foundry Services fabricará chips para outras empresas de semicondutores.