No início deste ano, as duas empresas demonstraram uma SmartNIC de 100Gb baseada em FPGA de chip únicoprocessando 100 milhões de pacotes por segundo de recepção e transmissão, tudo isso com menos de 75 watts. As duas empresas têm um relacionamento que remonta a 2017, quando a Xilinx se tornou um investidor estratégico na SolarFlare.
“A Solarflare tem sido pioneira em áreas-chave como Ethernet de alta velocidade, aceleração de aplicativos e NVMe-over-Fabrics, que são os componentes críticos necessários para construir a próxima geração de SmartNICs para tecnologias corporativas e de nuvem”, disse Salil Raje, vice-presidente executivo e gerente geral do Data Center Group da Xilinx, em um comunicado quando a aquisição foi anunciada.
Na época em que foi anunciado, a Xilinx disse que o acordo faz parte de sua estratégia de “data center em primeiro lugar” para transformá-la de um simples fornecedor de chips FPGA em uma empresa de plataforma, na esperança de competir com a Intel, AMD, Nvidia e ARM.