Xilinx lança novas placas FPGA que podem igualar o desempenho da GPU

A Xilinx afirma que o Alveo U50 oferece melhorias de 10 a 20 vezes na taxa de transferência e na latência em comparação com uma CPU. Uma coisa é certa: ele supera a concorrência no consumo de energia. Ele tem um envelope de energia de 75 watts, que é comparável a uma CPU de desktop e muito melhor do que um Xeon ou uma GPU.

Para cargas de trabalho aceleradas de rede e armazenamento, a placa U50 ajuda os desenvolvedores a identificar e eliminar gargalos de latência e movimentação de dados, aproximando a computação dos dados.

xilinx alveo u50 Xilinx

Xilinx Alveo U50

A placa Alveo U50 é a primeira do portfólio Alveo a ser embalada em um formato de meia altura e meio comprimento. Ela executa a arquitetura Xilinx UltraScale+ FPGA, apresenta memória de alta largura de banda (HBM2), conectividade de rede de 100 gigabits por segundo (100 Gbps) e suporte para as interconexões PCIe Gen 4 e CCIX. Graças aos 8 GB de memória HBM2, as velocidades de transferência de dados podem chegar a 400 Gbps. Ele também suporta NVMe-over-Fabric para transferências SSD de alta velocidade.