A plataforma Vitis é construída em uma arquitetura baseada em pilha que se conecta a sistemas de desenvolvimento padrão de código aberto e a ambientes de construção. A camada de base é composta por uma placa e E/S pré-programadas. Uma segunda camada inclui o kit de desenvolvimento do núcleo Vitis, com compiladores, analisadores e depuradores da Xilinx e outros.
Uma terceira camada abriga oito bibliotecas Vitis que fornecem mais de 400 aplicativos de código aberto. Entre as bibliotecas notáveis está o componente Vitis AI, que oferece suporte às estruturas TensorFlow, Caffe e PyTorch para processamento de redes neurais distribuídas. O Vitis Video oferecerá suporte ao FFmpeg para mecanismos de processamento de vídeo na nuvem.
A Xilinx tem um kit de ferramentas existente, o Vivado Design Suite, para aqueles que desejam programar usando código de hardware. A empresa diz que continuará a dar suporte ao Vivado, mas o Vitis foi projetado para ajudar os desenvolvedores de hardware, empacotando módulos de hardware como “funções chamáveis por software”.