2) A maioria desses sites não foi construída de acordo com os padrões da Equinix, o que diminui seu valor.
3) Os data centers corporativos geralmente estão localizados onde fica a sede da empresa por conveniência, e não perto dos pontos de interconexão ou locais de infraestrutura que a Equinix preferiria para fibra e energia.
É difícil dizer o quanto de compra e venda está acontecendo. A maioria dessas empresas é de capital fechado e, portanto, não é necessário divulgá-las. Kelly Morgan, vice-presidente de pesquisa da 451 Research, que acompanha o mercado de data center, estima que o valor em dólares das vendas de data center em 2019 até agora seja de US$ 5,4 bilhões. Isso é muito inferior aos US$ 19,5 bilhões de apenas dois anos atrás.
Ela diz que naquela época havia negócios muito grandes, como quando a Verizon vendeu seus data centers para a Equinix em 2017 por US $ 3.6 bilhões, enquanto a AT& T vendeu seus data centers para a Brookfield Infrastructure Partners, que compra e gerencia ativos de infraestrutura, por US $ 1.1 bilhão.
Atualmente, diz ela, os principais compradores são os grandes fundos de pensão voltados para o setor imobiliário, que têm uma perspectiva diferente sobre o motivo da compra em relação aos investidores imobiliários tradicionais. Os fundos de pensão gostam da renda estável, mesmo em uma recessão. As empresas de private equity estavam comprando data centers para adquirir os ativos, agrupá-los, depois vendê-los e obter um retorno de dois dígitos, disse ela.
As empresas procuram vender seus data centers, mas é um processo mais desafiador. Ela concorda com o que Lin disse sobre o problema dos data centers especializados. “Eles tendem a ser caros e, muitas vezes, não estão em ótimas localizações para situações multilocatário. Eles geralmente ficam na sede da empresa ou na cidade onde a empresa está sediada. Portanto, são difíceis de vender”, disse ela.