Scott Bajtos, diretor global de clientes da VMware e veterano da VMware há 11 anos, Alexa Erjavic, diretora sênior de estratégia de serviços globais, Mark Ritacco, vice-presidente de operações e inteligência de clientes, e Kate Woodcock, vice-presidente de defesa de clientes da VMware, estão deixando a empresa. A notícia foi divulgada pela primeira vez pelo Jornal de Negócios do Vale do Silício (paywall).
Quatro executivos sênior do segmento voltado para o cliente da empresa é um golpe muito grande. Rob Enderle, presidente do The Enderle Group, especula que se tratou de uma disputa interna e disse que Bajtos foi o principal responsável pela saída e que os outros saíram em uma demonstração de solidariedade a ele.
“Não tenho certeza de qual foi o problema. Eles estão dizendo que as saídas são voluntárias, o que, para mim, normalmente significa uma disputa. Portanto, parece que houve uma disputa e as pessoas que estão sendo eliminadas estavam do lado errado da disputa”, disse ele.
Ele acrescentou que a VMware é bastante agressiva na eliminação de pessoas com baixo desempenho, sem dúvida um hábito que o CEO Pat Gelsinger aprendeu em seus anos na Intel, mas é incomum ver um grupo de executivos sair de uma só vez. Ele acha que Bajtos teve uma disputa com Gelsinger e saiu perdendo, o que é um resultado inevitável, dada a posição de Gelsinger e suas conexões com a Dell.
Se foi um problema de desempenho, isso pode vir à tona quando a VMware divulgar seus lucros em 27 de fevereiro. Gelsinger provavelmente também terá que enfrentar algumas perguntas difíceis dos analistas de Wall Street na chamada de lucros.
“Perder uma seção transversal de executivos que estão voltados para o cliente vai doer”, disse Enderle. Isso vai gerar um certo grau de dúvida. Os clientes conhecem essas pessoas e confiam nelas. Quando o senhor faz um expurgo como esse, isso vai gerar dúvidas. Não é que as pessoas vão fugir do produto, mas isso cria incerteza, o que nunca é bom para uma empresa.”