“Tenho visto vários clientes que querem migrar para esses tipos de CPUs com maior número de núcleos. Agora, uma licença VMware não cobre mais o senhor. O senhor precisará de duas, ou quatro, ou qualquer que seja a quantidade de licenças. Embora isso prejudique todo mundo, é uma evidência de que talvez a VMware não entenda a computação de ponta no mercado intermediário em que atuamos. Eu dou ao departamento de marketing o mérito de ter inventado alguma coisa, mas, no final das contas, é um aumento de preço”, disse Jeff Ready, CEO e cofundador do provedor de nuvem Scale Computing, em uma declaração enviada à imprensa de tecnologia.
Posso entender que o aumento de preços atingirá duramente algumas empresas, mas a VMware deveria ignorar a crescente contagem de núcleos das CPUs e dar a todos um brinde a partir do núcleo 33? As licenças da VMware são por núcleo e, se o número de núcleos aumentar, a VMware seria um pouco negligente se não alterasse suas licenças.
“Um fato da vida do data center é que, à medida que o hardware da infraestrutura de TI evolui, o mesmo acontece com o software que é executado nele. Isso inclui os modelos de preços que os fornecedores adotam para obter o que acreditam ser um valor justo para seus produtos”, disse Charles King, principal analista da Pund-IT.