Embora semelhantes em conceito, a Seagate e a Western Digital escolheram soluções diferentes para o mesmo problema. O HAMR, defendido pela Seagate e pela Showa, funciona aquecendo temporariamente o material do disco durante o processo de gravação para que os dados possam ser gravados em um espaço muito menor, aumentando assim a capacidade.
A Western Digital oferece suporte a uma tecnologia diferente chamada gravação magnética assistida por micro-ondas (MAMR). Ela opera com um conceito semelhante ao da HAMR, mas usa microondas em vez de calor para alterar o prato da unidade. A Seagate espera chegar a 48 TB até 2023, enquanto a Western Digital planeja lançar unidades de 18 TB e 20 TB este ano.
O calor nunca é bom para um equipamento elétrico, e os pratos dos HDDs HAMR da Showa Denko são feitos de uma liga composta especial para tolerar a temperatura e reduzir o desgaste, sem falar no aumento da densidade. Um disco rígido padrão tem uma densidade de cerca de 1,1 TB por polegada quadrada. Os pratos da unidade da Showa têm uma densidade de 5 a 6 TB por polegada quadrada.