A Intel mira na presença da Huawei no mercado 5G

Shenoy disse que a Ericsson, a Nokia e a ZTE anunciaram que usarão o Atom P5900 em suas estações rádio-base. A Intel espera ser a líder do mercado de chips de silício para estações rádio-base até 2021, visando 40% do mercado e seis milhões de estações rádio-base 5G até 2024.

Isso é bastante agressivo, mas os campos de 5G são muito verdes e há muito espaço para crescimento. Apesar de todos os comerciais das operadoras de telefonia móvel se vangloriarem da disponibilidade do 5G, o fato é que os verdadeiros telefones 5G estão chegando ao mercado apenas agora, e o número de estações rádio-base é mínimo. O 5G tem uma longa rampa pela frente.

O Atom P5900 coloca a Intel em concorrência com a Huawei da China, que as autoridades federais dos EUA rotularam repetidamente como um risco à segurança. A Huawei foi impedida de entrar em vários países, inclusive nos EUA, Inglaterra, Japão e Austrália. No entanto, a Huawei também afirmou ter garantido mais de 90 contratos comerciais de 5G em todo o mundo.