O consumo de energia dos data centers se mantém estável

Os data centers em hiperescala e os data centers em nuvem geralmente são mais eficientes em termos de energia do que os data centers de propriedade da empresa, pois há um incentivo maior para a eficiência energética. Quanto menos energia a Amazon, a Microsoft, o Google etc. tiverem que comprar, mais seus resultados financeiros crescerão. E os hiperescaladores são grandes consumidores de energia barata e renovável, como a energia hidrelétrica e eólica.

Portanto, se uma empresa trocar seu próprio data center antigo e ineficiente pelo AWS ou Google Cloud, ela estará reduzindo o consumo geral de energia dos data centers como um todo.

“O consumo total de energia se manteve estável à medida que a produção de computação aumentou devido à melhoria da eficiência dos equipamentos de TI e de infraestrutura e à mudança de data centers corporativos para data centers em nuvem mais eficientes (especialmente em hiperescala)”, disse Jonathan Koomey, professor de Stanford e um dos autores da pesquisa, em um e-mail para mim. Ele passou anos pesquisando a energia dos data centers e é uma autoridade no assunto.