Os controladores de SSD comuns não têm a melhor funcionalidade para gerenciamento de unidades, e os hiperescaladores queriam maior capacidade de programação da memória flash para coisas como pooling de armazenamento. No entanto, quando a funcionalidade do controlador foi removida do SSD e o controle foi dado ao servidor, descobriu-se que o flash operava de forma diferente de um fornecedor para outro e que não havia uma maneira única de conversar com todos eles.
O SEF acrescenta uniformidade à forma como um servidor se comunica com os chips flash, independentemente do fornecedor. Ele só funciona para SSDs compatíveis com o SEF, e eles ainda não estão no mercado. A KIOXIA planeja tornar a API SEF de código aberto em uma data posterior, ainda não determinada.
“Nossos clientes têm insistido na capacidade de aumentar a eficiência operacional do data center de forma programática, e a tecnologia SEF atenderá a essa necessidade, colocando o acesso e o controle do flash diretamente nas mãos dos programadores de hiperescala”, disse Eric Ries, vice-presidente sênior da divisão de estratégia de armazenamento de memória da KIOXIA America, em um comunicado.