Os data centers estão encolhendo, mas não vão desaparecer

Mas isso não significa o fim do data center corporativo. Bill Kleyman, vice-presidente executivo de soluções digitais da Trocar e autor do relatório, escreveu: “Embora a nuvem continue a desempenhar um papel fundamental na forma como fornecemos aplicativos e serviços essenciais, ela não substituirá as soluções de data center. Isso fica evidente pelos tipos de investimentos que os principais provedores de nuvem estão fazendo para que suas soluções sejam executadas dentro do seu data center.”

Três dos quatro grandes provedores de nuvem dos EUA têm soluções de software para implantar em seu data center e replicar a mesma experiência que seus serviços de nuvem – Google Anthos, Azure Stack e AWS Outposts. A IBM ainda não tem uma oferta, embora com a Red Hat sob o guarda-chuva da IBM, não consigo imaginar que isso não aconteça. Por enquanto, existe a IBM Cloud Integration Platform para ajudar a operar serviços de nuvem em ambientes locais e em nuvem sob um modelo operacional e um conjunto de ferramentas seguros.

“Daqui para frente, veremos apenas uma integração mais estreita entre as soluções na nuvem e no local. Aqui está outro ponto importante: a maneira como definimos as nuvens híbridas e privadas também mudará. Se o senhor implantou o AWS Outposts, tecnicamente, está executando serviços nativos da AWS em equipamentos gerenciados pela AWS no local, em seu data center”, escreveu Kleyman.