As demissões abalam o setor de serviços de TI em meio à mudança para a nuvem

A DXC Technology, a consultoria nascida da fusão da CSC com os negócios de consultoria da HP Enterprise (a antiga EDS), planeja eliminar 4.500 cargos em uma tentativa de eliminar cerca de US$ 700 milhões em despesas anuais. O CEO Mike Salvino fez o anúncio na semana passada em uma chamada de resultados com analistas de Wall Street.

Nesse caso, entretanto, ele disse que a queda na receita não foi causada por tendências de nuvem que levaram os clientes a se afastarem da DXC. Em vez disso, ele disse que isso se deveu ao mau desempenho da empresa e à necessidade de simplificar as operações. “Como resultado, perdemos cerca de US$ 1 bilhão de receita no ano fiscal de 20 e esperamos perder um valor semelhante no ano fiscal de 21”, disse ele.

Então, o que podemos concluir de tudo isso? O culpado óbvio é a migração para a nuvem. As empresas não precisam contratar tantos consultores que ganham salários de seis dígitos quando a AWS ou a Microsoft está lidando com metade de sua carga de TI. Mas a DXC disse que o problema não era a nuvem, mas sim sua própria hierarquia inchada, o que é uma admissão e tanto.