As alterações da Broadcom na VMware incluem demissões e mudanças nos programas de parceiros

“À medida que as empresas se tornam cada vez maiores, elas criam muita complexidade internamente, em diferentes funções de negócios. O que Hock traz para a mesa não é apenas muita experiência e compreensão de como conduzir operações eficientes, mas também muita clareza com relação aos objetivos financeiros e ao que os clientes devem esperar no futuro. Há um nível de simplificação e foco”, disse Elliot.

Mudanças nos programas de parceiros e modelos de licenciamento

A Broadcom está fazendo a transição do modelo de licenciamento da VMware de licenças perpétuas de software para assinaturas anuais, embora esse processo tenha começado cerca de um ano antes da aquisição. Ela encerrou o programa de parceiros da VMware e está transferindo os clientes para um programa de parceiros Broadcom Advantage somente para convidados, a partir de 5 de fevereiro de 2024. Todos os programas de incentivo para parceiros da VMware serão encerrados em ou antes de 4 de fevereiro de 2024, de acordo com uma carta enviada aos parceiros e publicada em um site da Quadro do Reddit para usuários da VMware.

Um porta-voz da Broadcom emitiu a seguinte declaração: “A Broadcom continua comprometida com a criação de valor em nosso ecossistema combinado, que se tornou mais forte com a adição de parceiros da VMware. A partir de 5 de fevereiro de 2024, a Broadcom fará a transição dos programas de parceiros da VMware para o Broadcom Advantage Partner Program, somente para convidados. Com base em discussões recentes com centenas de parceiros em todo o mundo, essa transição ajudará nossos parceiros a obter oportunidades ainda maiores de lucratividade por meio de ofertas simplificadas de pacotes e mais oportunidades de receita de serviços”.

As deserções dos clientes se tornarão realidade?

Antes mesmo de o negócio ser fechado, a Forrester Research estimou que até 20% dos clientes corporativos da VMware estavam planejando pelo menos pensar em mudar para uma nova pilha de máquinas virtuais no próximo ano.

Embora a confusão em torno da VMware tenha sido boa para os negócios da Oxide, Tuck disse que a maioria dos clientes da VMware tem contratos de longo prazo e provavelmente não poderia se livrar deles tão cedo. Ele acrescentou: “Acho que todos os clientes da VMware estão avaliando qual é a estratégia certa. E acho que suas descobertas sobre quais são as alternativas, qual é o caminho para essas alternativas, resultarão em qual porcentagem desses clientes acabará realmente mudando. Mas acho que essa é uma estimativa conservadora”, disse ele.

Elliott, da IDC, por sua vez, disse que está acontecendo o contrário. “Há clientes que, na verdade, já renovaram [contracts]. Eles renovaram depois que o acordo foi anunciado. E estão renovando seus contratos de licença após o fechamento do negócio. Portanto, há muitos clientes que estão seguindo em frente”, disse Elliott.