“O data center corporativo local continua a florescer”, escreveram os autores no relatório. “Estamos vendo uma continuação da fase de crescimento do CD corporativo sinalizada pelos entrevistados de 2018 e confirmada pelos entrevistados deste estudo. A transformação do DC local em uma arquitetura de nuvem continua, e o DC corporativo será considerado um cidadão de primeira classe à medida que as empresas criam suas nuvens múltiplas e transferem a computação para a borda.”
Mas a ênfase parece estar na rede e não necessariamente no equipamento de servidor. De 2019 a 2021, mais de 60% dos entrevistados esperam aumentar seus investimentos em switches Ethernet, switches Fibre Channel, análise de rede e automação de rede. A base instalada de portas de switches Ethernet de data center crescerá 27% entre 2019 e 2021, com velocidades mais altas (100/200/400GE) compondo uma parcela maior da base implantada.
Altas velocidades (65% dos entrevistados), abertura e interoperabilidade (65%) e reconhecimento de aplicativos (65%) são os principais recursos que os entrevistados buscam ao fazer compras de switches Ethernet para data centers. O aumento da velocidade das portas é uma decisão óbvia de atualização e continua sendo a principal preocupação das empresas.