Os Centros Circulares têm como objetivo classificar rapidamente o inventário em vez de sobrecarregar a equipe. A Microsoft planeja aumentar a reutilização de peças de servidores em 90% até 2025. “Usando o aprendizado de máquina, processaremos servidores e hardware que estão sendo desativados no local”, escreveu Brad Smith, presidente da Microsoft, em um publicação no blog anunciando a iniciativa. “Classificaremos as peças que podem ser reutilizadas e reaproveitadas por nós, nossos clientes ou vendidas.”
Smith observa que atualmente não há dados consistentes sobre a quantidade, a qualidade e o tipo de resíduos, onde são gerados e para onde vão. Os dados sobre resíduos de construção e demolição, por exemplo, são inconsistentes e precisam de uma metodologia padronizada, maior transparência e mais qualidade.
“Sem dados mais precisos, é quase impossível entender o impacto das decisões operacionais, quais metas estabelecer e como avaliar o progresso, bem como um padrão do setor para a metodologia de pegada de resíduos”, escreveu ele.